Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Família de autor de 'Blade runner' ameaça processar Google

Ir para baixo

09012010

Mensagem 

Família de autor de 'Blade runner' ameaça processar Google Empty Família de autor de 'Blade runner' ameaça processar Google




De: G1

Dois dias após o lançamento de seu primeiro celular, o Nexus One, o Google está sendo ameaçado de processo por violação de direitos autorais pela família do norte-americano Philip K. Dick, autor do romance em que foi baseado o filme “Blade runner”.

Em reportagem publicada na quinta-feira (7), pelo jornal britânico “The Independent”, Isa Dick Hackett, filha do escritor, afirma que muitos dos nomes das funcionalidades do novo celular foram tirados da obra de seu pai chamada “Do android’s dream of electric sheep?”("O caçador de andróides", na versão brasileira) e do filme baseado nela, de 1982. O sistema operacional do Nexus One é chamado Android, enquanto os ardilosos ciborgues do livro são chamados de os Nexus 6.

Na quarta-feira (6), dia seguinte ao lançamento do Nexus One, a herdeira de Philip K. Dick enviou uma carta ao Google, exigindo que a mudança do nome do smartphone. "O Google pega primeiro e então lida com as consequências mais tarde. Na minha cabeça, há uma ligação muito óbvia com o romance de meu pai. As pessoas não entendem. É o princípio disso. Seria bom ter um diálogo. Estamos abertos a isso. Isso é uma maneira de começar", afirmou Isa Dick Hackett.

O porta-voz do Google se recusou a comentar o caso nesta quinta.

No passado, conforme lembrou a reportagem, a família Dick, junto com a família Steinbeck e o músico Arlo Guthrie, filho do músico norte-americano Woody Guthrie, também atacou o serviço Google Books, no qual os usuários podem pesquisar o texto de livros digitalizados pela companhia. A gigante usa tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres para converter os livros em texto que pode ser pesquisado por seu motor de busca, armazenando-os em seu banco de dados digital.

Família de autor de 'Blade runner' ameaça processar Google 0,,34599192-FMMP,00


Processos e acordos
Eles disseram que o sistema era muito complicado e que os detentores de direitos autorais estavam sendo convidados a tomar decisões compulsórias. Em 2008, o Google concordou em pagar quase US$ 125 milhões a detentores de direitos autorais após ação movida pela Associação de Autores Norte-Americanos. A gigante também concordou em criar o Book Rights Registry, registro de direitos de livros, para distribuir receitas para os detentores de direitos autorais.



A reportagem lembra ainda que outra empresa de telefonia móvel, a Motorola, concordou em pagar ao criador dos filmes das séries “Star wars” e “Indiana Jones”, George Lucas, para usar o nome Droid em seu smartphone com sistema operacional Android.
Jesiel Borges
Jesiel Borges
Administrador- JBSIDE
Administrador- JBSIDE

Mensagens : 121
Data de inscrição : 28/12/2009
Idade : 28
Localização : JBlândia

https://jbside.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos