Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RAID, você sabe o que é isso?

3 participantes

Ir para baixo

RAID, você sabe o que é isso? Empty RAID, você sabe o que é isso?

Mensagem  Didi-Infonetpb.com Qui Dez 31, 2009 1:23 am

Muito utilizado no mercado de servidores, o RAID é uma tecnologia muito útil para quem não quer perder arquivos ou simplesmente quer que o PC trabalhe mais rapidamente.

Existem vários tipos de RAID, porém os mais comuns são o "RAID 1", "RAID 0" e o "RAID10" também chamado de "RAID 1+0".

RAID 1: A idéia te fazer RAID 1 é bastante interessante. Consiste em ter dois HD (de mesma marca, modelo, e, preferivelmente, mesmo tamanho) conectados em barramentos diferentes. O que acontece no RAID 1 é o seguinte. Quando você vai armazenar um arquivo no HD, o “Controlador de RAID” se encarrega de mandar uma cópia para cada HD. Exemplo:
Você tem dois HDs: o “A” e o “B”. Digamos que você quer salvar uma foto sua que está no Pen Drive. Essa foto será salva no HD do computador. Depois que você der o comando para o Sistema Operacional salvar o arquivo, o Controlador receberá a foto mandará uma cópia pro HD “A” e outra pro HD “B”.
Esse RAID tem como característica principal: “a segurança”. Com o RAID 1 você não precisará fazer Backup dos seus arquivos. Mesmo se um HD der defeito, o computador continuará funcionando porque os arquivos estarão salvos no outro HD. Ou seja, se o HD “A” queimar você poderá continuar usando o HD “B” porque todos os seus arquivos, inclusive o Sistema Operacional está salvo nele!
Finalizando “RAID 1”, lembre-se de uma coisa. São necessários dois HDs e recomenda-se que sejam da mesma marca, modelo e tamanho, para que o RAID 1 funcione corretamente.

RAID 0: Da mesma forma que o “RAID 1”, o “RAID 0” exige a compatibilidade total dos HD. Porém, diferentemente do “RAID 1” o “RAID0 consiste em acelerar a Gravação e leitura de arquivos no HD. Conseqüentemente o PC trabalha mais rápido. É mais ou menos assim:
Você tem o HD “A” e o “B”. Você pediu ao “SO” para salvar uma Foto sua. Quando ele vai salvar o arquivo chega ao “Controlador de RAID”, por sua vez, o Controlador divide o arquivo ao meio e manda metade para o HD “A” e metade para o HD “B”. Isso faz com que o processo de salvamento e leitura de arquivos seja muito mais rápido. Mas como isso é possível?

Sabemos que o HD é um dispositivo de armazenamento magnético. São discos girando há uma velocidade “X” (normalmente essa velocidade é dada em 7200 RPM – rotações por minuto). Em outras palavras o Disco Rígido é muito lento se comparado as Memórias Flash (pen drive, etc.). Exemplo:
Suponhamos que para você salvar um arquivo de 10MBs em um único HD o PC leva 2 minutos.
Para salvar este mesmo arquivo com “RAID 0”, o seu PC levaria metade do tempo, porque salvaria metade no HD “A” e outra metade no HD “B”.

RAID 10 ou 1+0: O próprio nome já nos diz bastante coisa. O “RAID 10” é a união do “RAID 1” + o “RAID 0”. Consiste em ter mais segurança e agilidade. Para se fazer o “RAID 10” são necessários 4 HD obedecendo as exigências dos “RAIDs” anteriores. Por ser muito mais complicado do que os anteriores, fiz uma imagem representando tudo, acompanhe.

Visualize esta imagem:
https://2img.net/r/ihimizer/img198/7333/raid10s.png

Quando um arquivo é salvo, ele divide-se em 4 partes. Exemplo:
Suponhamos que nós temos 4 HDs. O HD “A”, o “B”, o “C”, e o “D”. Mais uma vez você deseja salvar uma foto. Para ser armazenada, essa foto será dividida ao meio em “Parte 1” e “Parte 2”.
A “Parte 1” será copiada para o HD “A” e “B”, Simulando o “RAID 1” – que consiste em salvar o mesmo arquivo em dois HDs diferentes para que caso um apresente defeito, o outro possa assumir o trabalho sozinho.
A “Parte 2” será copiada para o HD “C” e “D”, simulando também o “RAID”.
Agora perceba uma coisa, o nosso arquivo está dividido ao meio e não em quatro partes.
O nosso arquivo possui 10MBs, logo está dividido assim: 5MBs no HD “A”; 5MBs no HD “B”; 5MBs no HD “C”; e 5MBs no HD “D”. Confuso? Qual quer um ficaria. Mas você irá entender.

Juntos, os HDs “A” e “B” formam um “RAID 1”, porque cada um possui a cópia do mesmo arquivo (arquivo “Parte 1”).
Juntos, os HDs “C” e “D” também formam um “RAID 1”, pois cada um possui a cópia do mesmo arquivo (arquivo “Parte 2”).
Por outro lado... Os HDs “A” e “C” formar um “RAID 0”, porque cada um possui uma metade (diferente) do arquivo (o HD “A” possui a “Parte 1” e o HD “C” “Parte 2”). Da mesma forma, e na mesma seqüencia, acontece com os HDs “B” e “D”. Complicado? Sim, realmente é muito complexo, mas bastante detalhado.

Enfim, o “RAID” está sendo muito utilizado hoje, mesmo entre usuários domésticos, por trazer muitos benefícios.

Aqui encerramos nossa viagem nessa tecnologia.

É claro que este tópico não é um dos mais simples, não obstante o próprio tema é complicado de se entender. Tenho certeza que ao ler duas vezes, no máximo, você compreenderá o assunto.

___________

Por DidiMoxo

Aprenda mais sobre Hardware, acesse o Blog Share BR.

RAID, você sabe o que é isso? OQAAAEBvAixwgAgZWfN1Q2s3YXYH_RFNICF9RVY11i515X9Pq6YsUYTGvfs4qajteY6EZ5IXmTinqGVQdyMj82sew0kAm1T1UKooGf9cvHbxVdBqOua_J2IysiG1


Última edição por DidiMoxo-ShareBR em Dom Jan 10, 2010 10:35 pm, editado 1 vez(es)
Didi-Infonetpb.com
Didi-Infonetpb.com
Share BR
Share BR

Mensagens : 37
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 31
Localização : Alagoinha, PB

http://infonetpb.com/

Ir para o topo Ir para baixo

RAID, você sabe o que é isso? Empty Re: RAID, você sabe o que é isso?

Mensagem  Jefferson Qui Dez 31, 2009 3:51 am

Ei cara, eu dei uma olhada la no seu blog, muito bom ele.
Da pra colocar a imagem aqui no site mesmo.
Só usa os recursos que o site disponibiliza pra gente
Mesmo assim, otimo topo o seu, eu não sabia nem que existia RAID na computação, só aquele inseticida que passa direto a TV tongue

RAID, você sabe o que é isso? Raid10s
Jefferson
Jefferson
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 146
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 29
Localização : Jandira - SP

Ir para o topo Ir para baixo

RAID, você sabe o que é isso? Empty Re: RAID, você sabe o que é isso?

Mensagem  Didi-Infonetpb.com Qui Dez 31, 2009 8:29 am

Rsrsrsr... Gostei da piada.Very Happy Very Happy

Pode deixar, eu coloquei a imagem, mas não sonsegui fazer com que ela seja exibida propriamente no site.

Farei o possível.

Agradeço-lhe por gostardo tópico e por visitar o meu Blog.Wink
Didi-Infonetpb.com
Didi-Infonetpb.com
Share BR
Share BR

Mensagens : 37
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 31
Localização : Alagoinha, PB

http://infonetpb.com/

Ir para o topo Ir para baixo

RAID, você sabe o que é isso? Empty Re: RAID, você sabe o que é isso?

Mensagem  HatB Qui Dez 31, 2009 1:59 pm

HAHAHA! Quando eu comprei meu iMac, eu li escrito " 2x Hard Drive 500GB Each One Interligated in RAID 0"..
Achei que era alguma coisa que eu nunca ia usar pra nada.. agora que eu descobri que é isso! Valeu! =))
HatB
HatB
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 282
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 29
Localização : Haialea, Miami / USA

Ir para o topo Ir para baixo

RAID, você sabe o que é isso? Empty Re: RAID, você sabe o que é isso?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos