Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Memória RAM - Uma análise importante

 :: Hardware :: Memória

Ir para baixo

Memória RAM - Uma análise importante Empty Memória RAM - Uma análise importante

Mensagem  Didi-Infonetpb.com Qua Dez 30, 2009 2:24 am

Olá pessoal!

Neste tópico analisaremos a Memória Principal (M.P.).

OBS: - Este tópico é bem maior que os outros, portanto eu estou dividindo em sub-temas para que vocês possam ler aos poucos sem perder nada.

A Memória RAM, também chamada de Memória Principal, é do tipo SDR-SDRAM, seu subtipo pode variar entre DDR, DDR2, DDR3; que são as mais comuns.
A M.P. é conhecida por ser Volátil, ou seja, só armazena informações enquanto estiver sendo alimentada eletricamente.
A principal função da M.P. é “Armazenar Informações e Instruções”. A pergunta é: Como funciona realmente uma Memória RAM? A resposta não é tão simples. Iremos começar do início.

Visualize a Imagem:

https://2img.net/r/ihimizer/img94/1901/ramit.jpg

Primeiro faremos uma análise física na memória.

PENTE DE MEMÓRIA: Para muitos “Pente” é toda a Placa, entretanto o “Pente” é apenas a Placa. A parte verde da imagem é a placa. Todavia, a maioria das pessoas referem-se dessa forma, isso não está totalmente errado.

MEMÓRIA: Eu não coloquei, mas dá-se o nome de “Chip de Memória” as estes chips pretos que fazem parte da estrutura da M.P.

MÓDULO DE MEMÓRIA: É o nome, título, dado a toda estrutura da Memória. Tudo o que agente vê na Placa é o “Módulo de Memória”.

CARACTERÍSTICA DIMM: Essa sim é uma curiosidade. Para quase todo mundo “DIMM” é um tipo de Memória. “Vá há uma loja de Hardware e pergunte a um técnico: - Qual foi á memória que existiu antes da DDR1?” A resposta dele, provavelmente será essa: “Foi a ‘DIMM’”.
Pessoal, nunca existiu uma Memória Chamada “DIMM”, dizer que uma Memória é “DIMM” é o mesmo que dizer que possui essas “Barrinhas Metálicas” (exposta na imagem) dos dois lados do “Pente”. É provável que vocês nunca ouviram falar nisso. Sabem por quê? Porque toda memória DDR é “DIMM”. A DDR2 é “DIMM” a “DDR” também, as futuras também serão “DIMM”, porque “DIMM” é uma tecnologia.

Até o momento nos já analisamos fisicamente a memória. Iremos agora conhecer outros conceitos.

Visualize a Imagem:

https://2img.net/r/ihimizer/img253/887/55115066.png

COMO A MEMÓRIA RAM ARMAZENA INFORMAÇÕES?

A Memória RAM é dividida em uma “TABELA” cheia de “CÉLULAS”. Cada Célula pode armazenar 1 Byte. Isso quer dizer que um arquivo quando é Salvo fica dividido em várias células (dependendo do seu tamanho). Na Imagem eu mostro a maneira como o arquivo fica armazenado.

A M.P. também tem a responsabilidade de armazenar arquivos de programas enquanto eles estiverem sendo executados. Falando de maneira grotesca: “Os programas rodam na memória”, onde ficam guardadas também as instruções.
Para entendermos melhor saibamos a definição de PROGRAMA: “Programa é um conjunto de instruções criadas para execução de alguma tarefa”. A função da CPU é executar estas instruções.
É como se um programa fosse um “caderninho de instruções” do tipo: “Some 2 + 2”; “Imprima essa imagem”; “copie o arquivo ‘x’ para pasta ‘tal’”. Enfim, mais ou menos isso.
Quando é dado, por exemplo, dois cliques no ícone do WORD para abri-lo, perceba que o programa demora alguns segundos para iniciar. Isso acontece porque a CPU está copiando as informações e instruções, necessárias para o funcionamento desse programa, para a Memória RAM. Feito isso, a CPU começa a executar as instruções desse programa sem precisar ter que ir no HD que é u tipo de memória lenta.

Vocês lembram que eu falei que a Memória RAM armazena informações em Células, e que em cada Célula só é possível armazenar 1 Byte? Imaginem só um Programa que consome 300MB de M. RAM?! Ocuparia 307.200Bytes!!
Isso quer dizer que ocuparia na memória 307.200 Células. Certamente vocês se perguntaram: “Como a CPU consegue executar as instruções rapidamente se elas estão tão espalhadas?”. É fácil. As informações são salvas em endereços. Cada Célula tem seu próprio endereço. Para facilitar o trabalho da CPU os endereços são numerados em ordem crescente: 1; 2; 3; 4... Exemplo: Suponhamos que a CPU tem que executar uma tarefa que possui 20Bytes. Essa tarefa começa na “Célula 221”. A CPU irá ler a informação da “Célula 221” e processará a informação. Depois de terminar ela saberá que a próxima parte da instrução estará na “Célula 222”, isso porque as informações/instruções são armazenadas seqüencialmente de acordo a “seqüência” das Células.

Terminamos a parte de armazenamento de informações aqui. Seguiremos com outra parte interessante.

DUAL CHANNEL, para que serve?

Primeiro, “Dual Channel” quer dizer: “Dois Canais” ou “Canal Duplo” (que dá no mesmo).
O Dual Channel é um recurso usado para dobrar a taxa de transferência de informações que vão e vem entre a CPU e a Memória. A Intel utiliza uma tecnologia chamada de “FSB” – Barramento Frontal – usada penas nos processadores que vão do Core 2 Quad aos mais antigos. Essa idéia consiste em deixar a responsabilidade de “conversar” com a memória para o Chipset. Só que o FSB possui, muitas vezes, um Clock muito superior ao Clock praticado no Barramento da Memória. Isso implica em: “Por mais que o processador tenha ‘potência’ para enviar e buscar informações na memória essa ‘potência’ é reduzida porque o barramento da memória não suporta esse Clock. Exemplo: Digamos que Fulano tem um processador com FSB de 800MHz e um Barramento de Memória de 400MHz. Apesar da CPU ter a capacidade de enviar em 800MHz a Memória só pode receber em 400MHz , ou seja, perde a capacidade, trabalhando mais devagar.
A Idéia do Dual Channel é ter Duas Memórias (de preferência com a mesma marca e freqüência) recebendo e enviando dados. Assim se nós pegarmos duas Memórias em Dual Channel cada uma com 400MHz nós teremos 800MHz, ou seja: com um FSB de 800Mhz e um Barramento de Memória com 800MHz nós teríamos uma CPU trabalhando em 100%.

A idéia é interessante. Porém só faz sentido fazer Dual Channel se o seu Processador for Intel e que seja no máximo um Core 2 Quad, porque o Core i7 não tem FSB e opera em Tri Channel.
Além do mais, nem toda Placa aceita Dual Channel, é necessário ter 2 Pares de Slots de memória, ou seja, 4 Slots. Para fazer basta por uma Memória de mesma freqüência em cada par de Slots e pronto!

PARA CONCLUIR:

Agente sempre vê uma Memória ser anunciada assim: “DDR2-533 PC2-4200”, entretanto não sabemos o que significa. Bem, neste tópico aprenderemos, veja:

Esse “DDR2” é o subtipo de memória, por sinal o mais usado hoje em dia.
“533” é o Clock praticado na memória.
“PC2-4200” é a taxa de transferência. Dizer que minha memória é “PC2-4200” é o mesmo que dizer que ela é capaz de transferir 4200MBs/s (é feito assim a multiplicação: você pega a largura do Barramento que na maioria das placas hoje é de 64 bits, transforma os bits em Bytes, que neste caso são 8Bytes. Daí multiplica o Clock que, neste caso é 533, por 8 que são os 8Bytes -> 533 x 8 = 4200MBs por segundo – é dado em “MBs” porque você pega o “M” de “MHz” e o “B” de Byte. Se o Clock fosse de 533GHz o resultado seria dado em “GBs por segudo”)

OBS: Em memória “DDR” é apenas o nome que muda de “PC2” para somente “PC”. E em “DDR3” vai de “PC2” para “PC3”.

Por Fim, quando pensar em comprar uma Memória RAM procure uma com maior Clock, pois o Clock neste caso determina a velocidade quando multiplicado pelo barramento. Observe também a marca da memória. Prefira a “Kingston”, “Samsung”, etc.

Aqui nós encerramos nossa pequena análise sobre Memórias RAM. Caso tenha faltado alguma coisa, por favor, me digam que eu posto imediatamente.

Feliz 2010!
Smile Smile

___________

Por DidiMoxo

Aprenda mais sobre Hardware, acesse o Blog Share BR.

Memória RAM - Uma análise importante OQAAAEBvAixwgAgZWfN1Q2s3YXYH_RFNICF9RVY11i515X9Pq6YsUYTGvfs4qajteY6EZ5IXmTinqGVQdyMj82sew0kAm1T1UKooGf9cvHbxVdBqOua_J2IysiG1
Didi-Infonetpb.com
Didi-Infonetpb.com
Share BR
Share BR

Mensagens : 37
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 31
Localização : Alagoinha, PB

http://infonetpb.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Hardware :: Memória

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos