Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

32 bits ou 64 bits?

3 participantes

Ir para baixo

32 bits ou 64 bits? Empty 32 bits ou 64 bits?

Mensagem  Didi-Infonetpb.com Seg Jan 18, 2010 4:33 pm

Essa é uma dúvida bastante interessante e necessária, portanto nós iremos analisá-la agora.

Nossas CPUs são, em sua essência mais pura, robôs, e por esse motivo recebem ordens/instruções para realizarem quaisquer ações. Essas instruções podem ser em formato CISC (Computador com um Conjunto Complexo de Instruções) ou RISC (Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções). O próprio nome já nos mostra a diferença entre uma e outra. Entre essas instruções a que mais se destaca é a “x86”, certamente todos já ouviram alguém mencionar essa palavra. Bom, x86 é um conjunto de instruções CISC, é na verdade o primeiro a ser adotado em PCs. Logo para que uma máquina tenha o direito de ser chamada de PC ela precisa compreender essa linguagem. Tratando de Instruções RISC, nós temos a atual mais conhecida: “x64”.

Quando mencionamos 32 bits ou 64 bits estamos falando diretamente da Largura do Barramento que liga a CPU ao Barramento de Sistema (CHIPSET). Sabemos que por esse barramento trafegam todas as informações que são processadas a todo o momento. Sabemos também que cada “8 bits” equivalem a “1 byte”. Só com essas informações já é possível afirmar que um processador de 64 bits é muito mais rápido do que um de 32 bits, até mesmo porque 64 é maior que 32. Vamos à uma análise mais profunda da coisa:

Todo Barramento tem uma freqüência de Clock. Suponhamos que temos dois Processadores: Um de 32 bits e outro de 64 bits. Ambos possuem a mesma freqüência de 800 MHz. Agora vamos calcular a taxa de transferência de cada um:

CPU: 32 bits – Clock: 800MHz
32 bits é igual à 4 Bytes. Daí multiplicamos os “Bytes” pelo “Clock”. Assim: 4 Bytes x 800MHz = 3200MB/s.
Então a taxa de transferência de uma CPU 32 bits chega, em seu máximo, à 3200 MegaBytes por segundo.

CPU: 64 bits – Clock: 800MHz
(É desnecessária a explicação, pois é igual a anterior)
64 bits é igual à 8 Bytes. Assim: 8 Bytes x 800MHz = 6400MB/s.

Percebeu que neste caso a taxa dobrou? Isso mesmo. A diferença em ganho é de 100% de um para o outro.

Há um detalhe que não pode passa despercebido: Atualmente TODOS ou pelo menos a MAIORIA dos Processadores são de 64 bits, ou seja, são RISC (x64), porém são compatíveis com CISC (x86).

Deve está se passando pela sua cabeça: “Sendo assim, minha CPU é 64 bits e trabalha em 64 bits”. Lamento, mas não é bem assim. Lembre-se que eu falei que são compatíveis com CISC (x86). Isso ocorre porque a maioria dos Sistemas Operacionais são de 32 bits, isso implica dizer que: para sua CPU de x64 trabalhar em 64 bits é necessário que o seu SO também trabalhe em 64 bits. Ou seja, você precisa ter uma versão 64 bits.

Sistemas Operacionais de 64 bits consomem mais recursos do PC? Sim, consomem. Com um SO de 64 bits haverá um consumo maior de Memória apenas. Quanto a CPU: o SO poderá fazer a CPU processar mais porque a CPU ganhará mais liberdade. Se antes ela só podia enviar 3200MB de arquivos por segundo, agora ela enviará 6400MB por segundo, ou seja, ela trabalhará em sua capacidade real.

Num caso como este, você irá se preocupar em aumentar a capacidade da memória RAM para que ela atenda a demanda, pois a quantidade de espaço requisitado será muito maior.

Finalizando, basicamente é isso o que se deve saber, no mínimo, antes de mudar de CPU ou Sistema Operacional.
Didi-Infonetpb.com
Didi-Infonetpb.com
Share BR
Share BR

Mensagens : 37
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 31
Localização : Alagoinha, PB

http://infonetpb.com/

Ir para o topo Ir para baixo

32 bits ou 64 bits? Empty Re: 32 bits ou 64 bits?

Mensagem  HatB Seg Jan 18, 2010 6:13 pm

8 bits é um byte mesmo?
UHAUHAU, se for isso, fiquei enganado minha vida toda Very Happy achava que 10 bits = 1 byte \:

bom, só uma perguntinha; é muito arriscado usar um iMac G5 com 2GB de RAM (minha antiga maquina de guerra, meu primeiro iMac! saudades \: ) com um SO de 64bits? Vai ficar muito lerdo?
HatB
HatB
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 282
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 29
Localização : Haialea, Miami / USA

Ir para o topo Ir para baixo

32 bits ou 64 bits? Empty Re: 32 bits ou 64 bits?

Mensagem  RiqueeL Qua Fev 17, 2010 10:09 pm

Eu uso 32 bits mesmo , pra min 64 não fez muita diferença...
RiqueeL
RiqueeL
Membro
Membro

Mensagens : 42
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 29
Localização : Franca / Sp

Ir para o topo Ir para baixo

32 bits ou 64 bits? Empty Re: 32 bits ou 64 bits?

Mensagem  HatB Qua Fev 17, 2010 10:10 pm

pra mim faz, E MUITA! hahhaha =)
HatB
HatB
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 282
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 29
Localização : Haialea, Miami / USA

Ir para o topo Ir para baixo

32 bits ou 64 bits? Empty Re: 32 bits ou 64 bits?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos