Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Placas de Vídeo - o que devemos observar.

3 participantes

Ir para baixo

Placas de  Vídeo - o que devemos observar. Empty Placas de Vídeo - o que devemos observar.

Mensagem  Didi-Infonetpb.com Ter Dez 29, 2009 5:54 pm

Tratando-se de Placas de Vídeo o assunto é bem extenso, porém só ouvimos falar dos modelos que circulam no mercado.
A coisa é mais ou menos assim: "GeForce 9600 GT" / "ATI Radeon Hd4770". Em alguns casos também são anunciados a quantidade de memória, e o Barramento.
Bem, neste tópico, iremos analisar parcialmente uma Placa de Vídeo em seus principais aspectos. Vamos lá.

A Placa em questão é:
Placa de Vídeo GeForce 9600 GT
Fabricante: XFX
Interface: PCI Express x16
Directx: 9c, 10
Open GL: 2.1

Chipset: NVidia Geforce 9600 GT
Memória: 512 MB DDR3
Clock (core - processador): 600MHz
Clock (memória): 1400MHz


Largura de Banda (barramento da Placa): 256Bits
Shader Model: 4.0MHz
Resfriamento: Fansink

Saídas:
02 saídas DVI
01 saída de TV (s-Vídeo)

Nós iremos analisar apenas os sublinhados. Eu sei, é muita coisa, porém tudo isso é útil e importante na compra de uma boa e adequada placa de vídeo.

1º PONTO: “Placa de Vídeo GeForce 9600 GT”
Não há muito o que ver nisso aí. “GeForce” é o nome da Placa, “9600 GT” é o modelo. Ou seja, este título não nos diz nada, trata-se apenas do nome que ela recebeu quando foi fabricada.

2º PONTO: “Interface: PCI Express x16”
“Interface” é o nome ‘comercial’ dado ao tipo de barramento no qual instalamos/encaixamos a Placa. “PCI Express x16” é o próprio barramento, barramento esse que foi desenvolvido exclusivamente para Placas de Vídeo.

OBS: - Bom pessoal, sobre o Directx, não pretendo mencioná-lo, pois todos têm a idéia de que trata-se de um pacote de funções utilizadas para programação de jogos e implementação de áudio e vídeo que otimizam a representação de diversos formatos de mídia. Tem mais ou menos a mesma finalidade dos “Codecs”. (só pra lembrar, o Directx também é conhecido por API).
- O Open GL também é um API, logo faz mais ou menos a mesma coisa.


3º PONTO: “Memória: 512 MB DDR3”
O “DDR3” é um subtipo da memória “SDR – SDRAM”, sua principal característica é a velocidade, sendo muito mais rápida do que a DDR2. Hpa também as DDR4, DDR5. Não sei se há outras, pois não pesquisei.
Não tenham dúvida de uma coisa: - Quanto mais memória, melhor, porém não adianta ter muita memória e não usá-la, pois isso não ajuda em nada. Sem falar que há outros fatores que nós iremos ver daqui a pouco que fazem com que a capacidade seja um pouco menos importante.

4º PONTO: “Clock (core – processador - GPU): 600MHz”
Antes de qualquer outra coisa: Clock NÂO É velocidade e sim a freqüência com a qual o processador, neste caso a GPU, trabalha. Entretanto, quanto mais Clock melhor, contanto que caiba no seu bolso. Para saber a velocidade de transmissão de dados da GPU basta sabermos a Largura da Banda, depois disso basta multiplicar a largura pela freqüência.
Exemplo: numa GPU com Largura de banda de 64bits e uma freqüência de 600MHz, a multiplicação seria assim: “teríamos que transformar os bits em Bytes, dessa forma: Para cada 8bits nos temos 1Byte. Ao todo teríamos 32Bytes” – Em fim a multiplicação: 600MHz * 8Bytes é igual à uma taxa de 19.200MBs por segundo.
Tratando-se da qualidade da GPU, escolha uma Fabricante mais renomada, conhecida por produzir boas GPUs, as “NVidia” e “ATI” são as que dominam o mercado.

5º PONTO: “Clock (memória): 1400MHz”
Assim como nas GPUs o Clock determina a freqüência (ritmo) de trabalho da Memória.
- Só pra gente brincar um pouco: “Veja bem, se a nossa GPU só pode enviar e busca dados numa taxa de 19.200MBs por segundo, possuindo 600MHz de Clock. Nossa Memória não poderá utilizar os seus 1400MHz, porque seria muito mais que o dobro, e nossa GPU NÃO pode receber mais do que ela suporta.
Vendo por este ângulo, podemos chegar à conclusão de que quanto mais Síncrono (sincronizado, semelhante) for o clock da GPU e da Memória, melhor irá funcionar a nossa Placa.

6º PONTO: “Largura de Banda (barramento da Placa): 256Bits”
Nós já aviamos falado sobre a “Largura de Banda”. “Banda” quer dizer “Barramento”, Barramento é o caminho por onde trafegam todas as informações/dados no computador. Para abreviar ou para distinguir do Barramento da Placa-mãe, todos chamam o Barramento da Placa de Vídeo de Banda.

Aqui nós encerramos nossa pequena análise sobre Placas de Vídeo. Espero que isso ajude a todos na hora de escolher uma Placa de Vídeo.

Tenham um Feliz Ano Novo!

Até a próxima!


___________

Por DidiMoxo

Aprenda mais sobre Hardware, acesse o Blog Share BR.

Placas de  Vídeo - o que devemos observar. OQAAAEBvAixwgAgZWfN1Q2s3YXYH_RFNICF9RVY11i515X9Pq6YsUYTGvfs4qajteY6EZ5IXmTinqGVQdyMj82sew0kAm1T1UKooGf9cvHbxVdBqOua_J2IysiG1


Última edição por DidiMoxo-ShareBR em Dom Jan 10, 2010 10:25 pm, editado 1 vez(es)
Didi-Infonetpb.com
Didi-Infonetpb.com
Share BR
Share BR

Mensagens : 37
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 31
Localização : Alagoinha, PB

http://infonetpb.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de  Vídeo - o que devemos observar. Empty Re: Placas de Vídeo - o que devemos observar.

Mensagem  HatB Ter Dez 29, 2009 5:59 pm

ótimo tópico Didi, apesar de que na maioria dos pontos que vc falou eu não entendi muito bem! Explicando tudo certo, a pessoa entende, problema, são as sigras tipo "PCI, API" etc.. devia existir um "dicionário Hardware! Mas esse tópico não deixa de ser muito útil pra consultar ele nas horas de ver uma placa na internet.. devia dar topico fixo, tem meu voto! Very Happy
HatB
HatB
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 282
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 29
Localização : Haialea, Miami / USA

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de  Vídeo - o que devemos observar. Empty Re: Placas de Vídeo - o que devemos observar.

Mensagem  Didi-Infonetpb.com Ter Dez 29, 2009 6:19 pm

HatB escreveu:ótimo tópico Didi, apesar de que na maioria dos pontos que vc falou eu não entendi muito bem! Explicando tudo certo, a pessoa entende, problema, são as sigras tipo "PCI, API" etc.. devia existir um "dicionário Hardware! Mas esse tópico não deixa de ser muito útil pra consultar ele nas horas de ver uma placa na internet.. devia dar topico fixo, tem meu voto! Very Happy

Olá, desculpe, devo ter esquecido disto.
Farei o possível para explicar de maneira bem mais simples os próximos tópicos.

Detalhe: API (Interface de Programação de Aplicativos) e PCI:" CÊ vai ter que me desculpar, mas o significado eu não e na internet não tem com facilidade de encotrar. Todavia, PCI é um tipo e Barramento de Expansão que a intel propôs no mercado por volta de 2004, eu acho, e é exclusiv o para placas de vídeo.

AGRADEÇO A SUA OBSERVAÇÃO, FAREI O MELHOR POSSÍVEL PARA MELHORAR.
OBRIGADO E FELIZ ANO NOVO!
Didi-Infonetpb.com
Didi-Infonetpb.com
Share BR
Share BR

Mensagens : 37
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 31
Localização : Alagoinha, PB

http://infonetpb.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de  Vídeo - o que devemos observar. Empty Re: Placas de Vídeo - o que devemos observar.

Mensagem  RiqueeL Ter Dez 29, 2009 10:38 pm

Bom Topico , Muitas informações , e tente apenas ser mais claro , ou melhor , mais simples para todos conseguirem intender , mais está ótimo.
RiqueeL
RiqueeL
Membro
Membro

Mensagens : 42
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 29
Localização : Franca / Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de  Vídeo - o que devemos observar. Empty Re: Placas de Vídeo - o que devemos observar.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos